quarta-feira, dezembro 29, 2004

VMWhare X VirtualPC X VirtualServer

Fiz uma avaliação das três ferramentas, e todas as três são excelentes ferramentas de para emular VirtualMachine.
A configuração recomendada para você utilizar uma Virtual Machine varia dependendo de qual Sistema Operacional e softwares que serão configurados, mas se você possuir uma máquina com 768 de memória, 1.3 Mhz de processador e 5 GB de espaço livre em disco, você consegue criar uma VM para a maioria das situações existentes.
O VMWhare possui recursos muito avançados para criar ambientes de testes (Clusters, Failover, LoadBalance, etc...) e é muito fácil de utilizar. Em minha opinião, ele falha no gerenciamento de memória e na alocação de processador.
Das três ferramentas, o VirtualPC é o mais simples, como uma interface de gerenciamento muito simples e com poucos recursos. Ele ainda permite que quando a máquina Guest ( Máquina instalada dentro da Virtual Machine) perder o foco, o processador abaixa a prioridade deste processo, permitindo que o usuário continue trabalhando normalmente. Muito bom para testar ambientes Clientes. Em algumas máquinas, o VirtualPC não conseguiu localizar a placa de rede, sendo necessário configurá-la manualmente.
O VirtualServer possui todos os recursos que o VMWhare e um excelente gerenciamento de processador e memória, mas peca na Interface gráfica, que é WEB, demorada e pouco amigável. A vantagem de ser WEB é que você pode gerenciá-la remotamente, através de um Browser.

Boa Sorte.

Nenhum comentário: