Recentemente, baixei um arquivo de documentação da Microsoft com extensão CHM e para a minha surpresa não consegui ler o conteúdo do arquivo, que exibia a mensagem de “Página não encontrada”.
A principio, pensei que o problema era com a minha máquina ou com a rede da empresa. Mas depois de tentar ler o arquivo em 3 locais diferentes, descartei está possibilidade.
Como segunda possibilidade, pensei que a documentação da Microsoft estava com problema, então tentei acessar outros arquivos CHM e todos retornaram o mesmo erro.
Como precisava da documentação, pesquisei na Internet e encontrei um artigo no endereço http://support.microsoft.com/kb/896054/ que explica a causa do problema e como resolver.
Resumindo, a Microsoft liberou uma atualização de segurança para Windows XP que bloqueia o conteúdo deste arquivo, que é um conteúdo HTML e pode conter código perigoso para a máquina. Para liberar o conteúdo, você tem que editar uma chave do Registry, manualmente.
Ponto negativo para a Microsoft, pois já que bloquearam os arquivos CHM, deveria liberar a sua documentação em outro formato, como Word ou PDF.
Fico imaginando a quantidade de pessoas que não tiveram paciência para encontrar a solução e desistiram de utilizar uma ferramenta por falta de conhecimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário