quinta-feira, janeiro 04, 2007

Team Foundation – Instalação Complicada

Estou fazendo testes do Team Foundation (TF) e perdi quase uma semana tentando instalar o mesmo. Como um usuário avançado de informática, a principio optei por não ler a documentação e tentar instalar o software utilizando a experiência que possuo e isso me gerou muita dor de cabeça.

A primeira dica é para ler este artigo até o final. A segunda dica é para seguir as instruções do manual de instalação, que pode ser obtido no endereço http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=E54BF6FF-026B-43A4-ADE4-A690388F310E&displaylang=en

Para começar, fiz a instalação em uma Máquina Virtual ou Virtual Machine (VM) utilizando o Microsoft Virtual Server.

O Primeiro problema que tive são os pré-requisitos existentes, que são:
1 – Criação dos usuários necessários para a instalação do TF;
2 – Windows 2003 SP 1;
3 – Internet Information Server (IIS);
4 – SQL Server 2000 ou superior (Optei por instalar o SQL Server 2005);
5 – Service Pack do SQL Server (Essa opção pode ser substituída por uma correção no Analyse Server que pode ser baixada da Internet);
6 – DotNet FrameWork 2.0;
7 – Correção do DotNet Framework 2.0 (A correção está dentro da CD do TF);
8 – Share Point Service (SPS) 2.0;

No inicio da Instalação do TF, ele exibe um relatório com os pré-requisitos que estão faltando. A partir deste relatório, instalei os pré-requisitos da forma que eu acho melhor e ai começaram os problemas.

Apenas lembrando para cada problema abaixo, eu formatei a VM e reinstalei tudo novamente. Escolhi este procedimento, pois um erro pode provocar outro erro e muitas vezes você perde mais tempo tento resolver um erro do que refazendo toda instalação da forma correta.

Na Instalação do SQL Server, eu instalei como Acento Insesitive, sendo que TF necessita que seja Acento Sensitive.

Na Instalação o IIS, eu instalei o Front Page Extension, sendo que a melhor opção é você não instalar essa opção.

Na Instalação do SPS 2.0, não me exibiu nenhuma opção para escolher e eu instalei normalmente. Após a instalação, o TF me exibiu uma mensagem dizendo que eu deveria instalar o SPS como Server Farm. Mas como não me foi exibida essa opção, fiquei totalmente perdido. Após entrar em vários Fóruns e tentar várias soluções sem sucesso, lembrei que não havia colocado o meu servidor no Domínio e poderia ser a causa do problema. Reinstalei o Windows 2003 e coloquei o mesmo no domínio. Na hora da instalação do SPS, apareceu a opção se Server Farm, resolvendo o problema.

Mas quando pensei que estava tudo funcionando, o relatório de pré-requisitos me retorna tudo OK e a Instalação do TF funcionou, comecei a ter um erro estranho, onde ele não consegui inicializar o Site de administração.

Neste momento e depois de perder uma semana de serviço, resolvi ler a documentação de instalação e seguir os passos. Então eu descobri que tudo o que eu tinha resolvido anteriormente e quebrado a cabeça estava na documentação. Também descobri o que estava originando este último problema. Como não segui os procedimentos que relação aos usuários necessários para instalação, utilizando os usuários locais da minha máquina, alguns serviços não foram configurados da forma correta.

Após formatar a VM e reinstalar tudo novamente, agora seguindo a documentação, tudo funcionou perfeitamente na primeira vez e consegui realizar meus testes com sucesso.

Apenas uma dica para quem vai realizar testes. O TF exige muito Hardware, principalmente memória. Abaixo vai a configuração da máquina que utilizei para realizar os testes:

- Máquina Física
* Memória: 1 GB;
* HD: 120 GB;
* Processador: Pentium IV Dual 3.2 Ghz;

- Máquina Virtual
* Memória: 600 MB ( Após instalar tudo, a VM gasta 500 MB apenas para iniciar. Em algumas situações, chegou a consumir 700MB, gerando paginação e ficando lenta);
* HD: 12 GB (Após a instalação, foram gastados 8 GB);
* processador: 90% do processador principal, o que foi suficiente;


Boa Sorte!!!

Nenhum comentário: