segunda-feira, outubro 17, 2005

PowerBuilder – Converter PBD para PBL

Participo de alguns grupos de notícias e listas de e-mail. Um assunto frequentemente questionado é a possibilidade de se fazer uma conversão de PBD para PBL, conhecido também como engenharia reversa de aplicativo.

Conversando com a equipe de desenvolvimento do PowerBuilder da Sybase (USA), me informaram que este procedimento não é possível e nem será. A justificativa é porque se perderia a confiabilidade da ferramenta, ou seja, qualquer um poderia fazer a engenharia reversa do seu aplicativo e consequentemente descobrir as regras de negócio, o que é considerado roubo de propriedade intelectual.

A única coisa que pode ser feito é chamar as funções existentes na PBD, ou seja, você pode colocar uma PBD na sua Library List e utilizar os objetos existentes dentro da mesma, não sendo permitido ver e depurar o código dentro da PBD.

Se mesmo assim, você não quiser que outra pessoa utilize os objetos da sua PBD, você tem a opção de não gerar PBD.

2 comentários:

Anônimo disse...

Thiago,

Você pode colocar também, além de pbds, excutáveis no library list. Testei com executáveis P-Code e o comportamento é idêntico ao da pbd. Não testei com dlls ou executáveis machine code.

Anônimo disse...

Thiago,

Você chegou a observar os executáveis externos, tipo pbkiller ou shudepb?
Não vi nenhuma versão full, mas a demos retorna parte do codigo e a principio o trabalho que a Sybase não quer fazer...alguém já fez...

Abraço..
Claison