sexta-feira, maio 27, 2005

Oracle – Problemas com o DBLink

Criar um DBLink é um processo simples e muito utilizado hoje em dia. No link que se encontra no título deste artigo, você pode obter todas as informações necessárias sobre DBLink.
O meu problema foi que o meu DBLink nunca funcionava. Eu possuía a seguinte configuração
Servidor Origem : DB01
Servidor Destino : DB02
Nome do DBLink : TESTE
O Oracle possui uma configuração GLOBAL_NAMES (Arquivo de INIT.ORA ou gerenciamento da instancia) e se essa configuração estiver como TRUE, que era o meu caso, o nome do DBLink deve ser igual ao nome da instancia do Oracle, ou seja, se estou tentando conectar a instancia DB02, o nome do meu DBLink deve ser DB02.
A configuração GLOBAL_NAMES = TRUE é necessária em casos que você precisa utilizar alguns recursos avançados do Oracle, entre eles a Replicação, que é o meu caso.
Caso você não utilize estes recursos, pode configurar o GLOBAL_NAMES = FALSE e utilizar o nome que quiser para o DBLink.

Nenhum comentário: