segunda-feira, novembro 01, 2010

Controle de Código Fontes

O tema de como controlar os fontes de um programa (Source Control) já possui várias linhas de discussão na Internet e cada um defende uma linha.

Na minha opinião, a melhor ferramenta é o Microsoft Team Foundation Server (TFS), sendo que a maior vantagem é armazenar os arquivos em um banco de dados SQL Server, facilitando o backup/restore e a manutenção do banco, além de todas as vantagens que um banco de dados SQL Server fornece. O lado ruim é o custo, porém, se comparado aos benefícios, justifica o investimento.

A uns dez anos atrás, elaborei um manual de como usar o VSS, que em muitas empresas foram migradas para o TFS. Porém e durante vários anos, tivemos N problemas com este modelo e sempre me questionei se era a melhor forma de gerenciar códigos fontes.

Na semana passada, em uma reunião com a Microsoft sobre ALM, fiz este questionamento a mesma, expondo os problemas enfrentados. Em resposta, me passaram o site abaixo que explica como a Microsoft gerência os códigos fontes dos produtos, inclusive o Windows e o Office. O artigo é sensacional e responde a quase todas as minhas perguntas. O próximo passo é colocar o que está documentado em prática.

Abaixo o link para a documentação da Microsoft.

Visual Studio TFS Branching Guide 2010

Nenhum comentário: