terça-feira, setembro 05, 2006

Palm - Tipos de Reset

Um amigo meu, Ricardo Contin, me passou a lista de Reset abaixo:


Vire e mexe aparece novos usuários pedindo que se explique como fazer Resets e Hard Resets, pois bem aí vai tudo explicadinho:

1 - Soft Reset (reset suave)
Descrição:
Um soft reset diz a nosso PDA que deixe de fazer o que estava fazendo e comece de novo. Toda a informação que nele temos se conserva. Quando fazemos um soft reset uma tela de boas-vindas aparece e posteriormente nos leva a Preferências.
Procedimento:
Para fazer um soft reset é necessário introduzir pelo orifício atrás do PDA uma ponta de um clipes ou a ponta de algumas stylus apropriadas para isto (como a stylus das séries Tungstens), solte e pronto. É importante lembrar que é um toque leve e suave . JAMAIS USE PONTAS EXTREMAMENTE FINAS: EX.ALFINETES E AGULHAS.

2 - Duplo Soft Reset (duplo reset suave)
Descrição:
Se depois de fazer um soft reset no PDA o mesmo não se acende e está comprovado que tudo está bem (tem carga na bateria, o contraste (Brilho) está bem, etc) pode provar o duplo soft reset.
Procedimento:
Para fazer o duplo soft reset faz o mesmo que fez para o soft reset mas duas vezes seguidas (apertar 2 vezes o botão de reset atrás do palm em menos de 1 segundo)

3 - Warm Reset (reset medio)
Descrição:
Quando fazemos um warm reset em nosso PDA, ele se reinicia, mas ao fazer o carregamento das extensões (os hacks, os programas gestores de hacks, os patches do sistema, as preferências de alarmes, etc) pode ser esta a fonte do problema. Se for este o caso, o PDA te dará error cada vez que carregue, detendo o processo de carregamento dos programas ao tentar carregar a aplicação danificada. Como com o warm reset estas aplicações não se carregam, te dará a oportunidade de descobrir aquilo que está dando conflito com o sistema (normalmente apagando a fonte do problema) e reiniciando normalmente.
Procedimento:
Para fazer o warm reset aperta o botão de rolamento para cima (Direcional para cima) e simultaneamente aperte o botão de reset (atrás do palm), solta o botão de reset e quando aparecer a tela de boas-vindas solta o botão de rolamento (scroll). Deste modo não se perde a informação de PDA.
Se não estiver seguro de que programa está causando o "error", pode usar um programa como ResetEmu depois do warm reset para detectá-lo.http://www.79bmedia.com/resetemu/d_index.html

4 - Hard Reset (reset duro)
Descrição:
Com um hard reset você apagará tudo que estiver armazenado na memória do PDA, exceto as aplicações e preferências de fábrica (veja extendendo hard reset). Uma vez resetado o PDA será necessário restaurar tudo que tinha com um Hotsync (Se usas Palm OS 3.1 ou anterior e não tiver nenhum programa de Backup, como BackupBuddy ou BackupMan, é muito possivel que terá que reinstalar tudo outra vez.
Por isso, é aconselhavel só fazer o hard reset se todos os métodos anteriores não funcionaram ou se quiser eliminar toda a informação de seu PDA (Por exemplo: na hora de vender o seu PDA, ou se quiser fazer uma limpeza geral).
Procedimento:
Para fazer um hard reset siga os passos seguintes:
Mantenha apertado o botão de Liga-Desliga do PDA.
Ao mesmo tempo em que mantém apertado o botão Liga-Desliga, dê um reset por trás (no furinho).
Solta o botão de reset.
Quando o "logo" da Palm aparecer no visor, pode soltar o botão de Liga-Desliga.
Se tiver feito o procedimento corretamente, aparecerá uma mensagem no visor anunciando que você vai apagar toda a informação do seu PDA, permitindo confirmar a ação ao pressionar o botão direcional para cima. Se não quiser confirmar, é só apertar qualquer outro botão, que o mesmo só dará um soft reset.

5 - Extended Hard Reset (reset duro extendido)
Descrição:
O extended hard reset fará exatamente o mesmo que o hard reset, só com uma diferença: impede a criação de algumas bases de dados que o fabricante pôs (números de telefones do suporte nos contatos, alguma nota de texto no Notepad, as conexões em Preferências, sons de alarme MIDI, a mensagem de boa vinda no Correo, alguns exemplos de fotos, etc). Atente que apagará todas estas informações do seu PDA.
Se fizer o extended hard reset e logo instalar alguma aplicação, te dará um "error"; por isso é recomendável depois de um extended hard reset, entrar em cada uma das aplicações do palm (Agenda, contatos, notas, Correio, Tarefas, etc) para assegurar que foi criado a base de dados. Depois de um extended hard reset não terá mais sons de alarmes adicionais.
Procedimento:
Para fazer um extended hard reset:
Aperta e mantém apertado o botão de Liga-Desliga do seu PDA.
Enquanto o mantém apertado, dê um reset por trás.
Solte o botão de reset.
Quando o "logo" da Palm aparecer no visor, pode soltar o botão de Liga-Desliga.
Quando te perguntar se realmente deseja fazê-lo, aperte e MANTENHA APERTADO o botão direcional (scroll) para cima.
Lembre-se em mantê-lo apertado, ao mantê-lo apertado,aperte em qualquer ordem, o botão de AGENDA, CONTATOS, TAREFAS, e NOTAS.
Solte o botão direcional (scroll) e o processo do extended hard reset terminará.
Tenha em mente que se não chegar a apertar os 04 BOTÕES enquanto mantém o botão direcional para cima apertado, só ocorrerá um soft reset.

6 - FlashPro Reset
Descrição:
Nos PDAs que usam FlashPro (aplicação que permite acessar a memória Flash sobrando) é possivel que uma aplicação que estiver corrompida (danificada) na memória Flash impeça o PDA de responder aos RESETS.
Só deve usar o Flash Pro reset se seu PDA não reage frente à um Hard reset!
Procedimento:
Para fazê-lo:
Aperte e mantenha apertado o botão de Notas de seu PDA.
Enquanto o mantem apertado, dê um reset por trás.
Solte o botão de reset.
Quando o "logo" da Palm aparecer no visor, solte o botão de Notas.
Quando aparecer esta mensagem: "hit the ToDo button to reformat flash" no visor, aperta o botão de tarefas para completar o reset.
Todas as aplicações ou dados que estiverem armazenados na memória Flash se apagará e será necessário reinstalar-las.

7 - JackFlash Reset
Descrição:
Nos PDAS que usam Jack Flash (aplicação que permite acessar a memória Flash sobrando) é possivel haver movido uma aplicação danificada, corrompida ou que não pode ser instalada na memória Flash, impedindo que o PDA responda aos resets.
Procedimento:
Para fazer um JackFlash reset:
Aperte o botão de reset na parte de trás de seu PDA.
Solte o botão de reset.
Imediatamente depois do passo anterior, aperta e mantém apertado o botão de Notas. Se foi feito corretamente, soará um apito do alarme.
Uma vez que haja apitado o alarme, solte o botão de Notas.
Uma vez completado, use o JackFlash para mover as aplicações danificadas ou que não podem ser instaladas na memória Flash para a memória RAM.
O conteúdo da memória Flash não será visivel até que execute o JackFlash ou faça um hard reset. Este método não apaga nada da Flash, com o qual poderá iniciar bem seu PDA e usar o JackFlash para acessar as informações ali guardadas.

8 - Debug Reset
Descrição:
Algumas vezes, quando se tenta atualizar o Palm OS, pode haver uma interrupção no processo que pode ocasionar em seu PDA, uma falha no sistema, na qual ele acusa que seu PDA não tem sistema operativo.
Este reset abrirá O Nº de SERIE do seu PDA para permitir gravar diretamente na memória Flash o sistema operativo.
Este reset só deve ser feito quando na utilização de atualização do sistema nos for necessário.
Procedimento:
Para fazê-lo:
Aperta e mantém apertado o botão de rolagem(direcional) para baixo.
Aperta o botão de reset atrás.
Quando o "logo" da Palm aparecer no visor, solta o botão direcional.
Em alguns modelos de PDA aparecerá um pequeno quadro piscando em um canto do visor.


Aí estão todos os RESETS possíveis....(até o momento)

Um comentário:

Anônimo disse...

Faltou o zero out reset !!!