segunda-feira, abril 24, 2006

Diversos - Problemas com Monitor 15' LCD da Proview

Recentemente adquiri um monitor de 15’ LCD da Proview. Para a minha surpresa, após o primeiro boot, a tela do monitor ficou preta e apresentou a mensagem de No Signal.

Após vários testes, identifiquei que se eu reiniciasse o computador com o cabo do monitor ligado, o mesmo apresentava o problema. Mas se eu desligasse o cabo do monitor, aguardasse o tempo suficiente para aparecer a tela de Login e ligasse o cabo novamente, funcionava 100%.

Fiz o teste com o monitor em outro computador e o mesmo funcionou 100%. Então, comecei a desconfiar da minha placa de vídeo. Como ela funcionava com outros monitores, percebi que poderia ser alguma incompatibilidade.

Possuo uma placa de vídeo NVIDIA GeForce4 MX 4000. Essa placa possui um recurso de desabilitar a aceleração gráfica. Utilizei este recurso, e o monitor funcionou 100%.

Explicando o problema. No momento que o Windows e inicializado, a minha placa de vídeo tenta identificar qual a melhor configuração do monitor. Por algum problema, ela configura a taxa de atualização para um valor muito alto e o monitor perde o sinal.

Entrei em contato com a Proview e após vários dias e muitos e-mails/telefonemas. Eles me passaram a seguinte resposta:

Boa tarde
Thiago para resolvermos este problema , voce tem que levar sua cpu e o monitor ao um posto autorizado proview, pois teremos que atualizar a bios do monitor para este tipo de placa.


Fico pensando em um usuário leigo, que não tem experiência e que acha que fez um excelente negocio comprando uma placa top de linha e um monitor bacana e que descobre que tem uma dor de cabeça ao invés de alegria.

Como a assistência técnica mais próxima de mim fica a 300 KM (RJ). Vou ficar um bom tempo sem solução para o meu monitor. A minha sorte é que raramente faço um boot no meu computador.

Nenhum comentário: