quinta-feira, setembro 08, 2005

PowerBuilder - Dicas de intergração com o PowerDesigner

Abaixo está um artigo publicado por Ricardo Couto de Souza

Fiz algumas experiências com o objetivo de ganhar produtividade no design de datawindows para sistemas modelados no PowerDesigner e encaminho minhas conclusões para os que se interessarem:

Ao projetar as colunas no PowerDesigner procurem seguir as seguintes orientações:
preencher o campo "Name" com o título que se deseja que apareça na datawindow;
preencher o campo "Code" com o nome da coluna no banco de dados (óbvio);
preencher o campo "Label" com o conteúdo que se deseja que seja a Tag na datawindow;
Após a execução do Script de criação das tabelas no banco de dados executem no menu do PowerDesigner: Client > Generate PowerBuilder Attributes...

Com isso serão populadas as tabelas do PowerBuilder PBCATCOL,PBCATEDT, PBCATFMT, PBCATTBL e PBCATVLD, que assessoram a criação de datawindows com os dados de colunas, edições, formatos de exibição, tabelas e validações, respectivamente.

A coluna PBC_CMNT da PBCATCOL recebe o conteúdo do campo LABEL' do PD e será usada para "Tag" da coluna para qualquer DW´
A coluna PBC_LABL da PBCATCOL recebe o conteúdo do campo 'NAME' do PD acrescido de ":" e será usada para "Título" da coluna para DW´s FreeForma;
A coluna PBC_HDR da PBCATCOL recebe o conteúdo campo 'NAME' e é usada para "Título" da coluna para DW´s Tabulares
Para que os itens 2 e 3 funcionem é preciso garantir que nos Extenderd Attributes da tela de configuração de colunas do PowerDesigner o campo "Label " seja igual a "%ColumnName%:" e Header seja "%ColumnName%".

O objetivo do meu estudo se restringiu a ganhar produtividade na obtenção automática dos Títulos e Tag´s das colunas nas DW, que utilizam colunas da tabela PBCATCOL. Explorando-se um pouco mais podemos ganhar também nas máscaras, edições e validações.

Por Ricardo Couto de Souza

Um comentário:

Unknown disse...

As máscaras, formatos de edição e validações podem ser atribuídos no PowerDesigner através dos “extended attributes” (botão EXTENDED na janela de edição das colunas). Adicionalmente, a utilização de DOMÍNIOS traz um ganho maior ainda, visto que máscaras, formatos de edição e validações podem ser atribuídos a estes domínios e que várias colunas podem ser atribuídas a um mesmo domínio.

Por João Carlos de Souza Ribeiro