sexta-feira, setembro 16, 2005

DotNet - DataWindow

Recentemente fiz uma avaliação da DataWindow .Net e fiquei muito satisfeito com a ferramenta.

Ela se compõe de dois módulos:

1) Designer
Este modulo é basicamente o PowerBuilder contendo apenas o Painter de DataWindow. Nele, você pode criar qualquer tipo de DataWindow e gravar em uma PBL ou utilizar qualquer datawindow que você possua nos seus sistemas (O impressionante, que funciona com qualquer DataWindow)
2) Viewer
Este modulo é utilizado pelo VisualStudio para exibir a DataWindow. Quando você instala o Software, ele cria uma pasta na barra de ferramentas do VisualStudio. Então, você deve arrastar o objeto para um formulário e utilizá-lo. Muito Fácil.

Bom, deixa-me contar o que achei de mais interessante:
· Utilização de DataWindow na Web : Você pode utilizar qualquer tipo de DataWindow em formulários Windows e Web, para cadastro e consulta. O interessante é que da DataWindow DotNet gera o código em JavaScript, não necessitando utilizar Plugin.
· Programação no DotNet: A Sybase fez um trabalho espetacular, utilizando os nomes das funções já existente no PowerBuilder para se trabalhar em DotNet. Por exemplo, para configurar o objeto transação de uma datawindow, você utiliza a função SetTrans, para buscar valor você utiliza GetItem, para enviar valor você utiliza SetItem. Dessa forma, eles conseguiram que o programador PowerBuilder utilize o VisualStudio sem precisar aprender como programar. Muito Bom.
· Um único fonte: Você pode continuar desenvolvendo a suas DataWindow junto a sua aplicação PowerBuilder e apenas atualizá-las no servidor Web, necessitando de apenas um fonte e manutenção em um ponto único.

O que achei mais interessante, que essa foi a melhor ferramenta que vi para gerar relatórios em Web, mesmo para quem nunca viu PowerBuilder, além de não ter problemas de licenciamento, como ocorre no CrystalReports.

Parabéns a Sybase por essa ferramenta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Thiago, realmente a DataWindow.NET é fantástica, me permitiu fazer umas consutas na Intranet com a maior facilidade. Porém não é perfeita. Não consegui deixar nas consultas as linhas que faziam parte do Layout, ela simplesmente não mostra as linhas, como por exemplo uma separadora de cabeçalho. Deixa apenas os campos da DW, Texto, Column e Computed Field.