quarta-feira, março 30, 2005

Windows XP – Habilitando Remote Desktop Connection

A partir do Windows XP, já podemos utilizar o Remote Desktop Connection (uma versão light do Terminal Server), para simularmos uma sessão em uma máquina remota.
Para mim, a desvantagem do Remote Desktop em comparação com outros softwares ( VNC, Netmetting, PcAnyWhere e etc...) é que no momento que você conecta na máquina remota, a mesma é bloqueada, não permitindo que ninguém veja o que está ocorrendo. Por um lado e ruim, mas por outro é bom se levarmos em consideração a segurança.
Para habilitar essa funcionalidade em uma máquina em uma Rede Local, siga os seguintes passos (Em português):
1) Na maquina que será o Host ( Máquina na qual você irá conectar), siga os seguintes passos
a. Clique com o botão direito em Meu Computador e selecione propriedades
b. Vá a pasta Remoto e Habilite os dois CheckBoxes que existem. ( Se exibir uma mensagem, confirme)
c. Se o usuário que vai utilizar o Remote Desktop não for administrador da máquina local, clique no botão Selecionar usuários remotos e insira o usuário desejado.
2) Na máquina Guest ( Máquina que você irá utilizar para conectar a outra máquina ou Terminal Burro), siga os seguintes passos
a. Vá a Todos os Programas à Acessórios à Comunicação à Conexão a área de trabalho Remota ( No Windows Xp, está opção já existe por default. Em outros sistemas operacionais, o software deve ser baixado da Web e instalado http://www.microsoft.com/windowsxp/downloads/tools/rdclientdl.mspx )
Boa Sorte!!

Nenhum comentário: