sexta-feira, outubro 28, 2005

PowerBuilder - Recuperando a Data de Compilação do Executável

Existem várias formas de recuperar a data de geração do executável, como utilizar a API do Windows. Recentemente eu li um artigo de um dos desenvolvedores do PowerBuilder que possui uma solução simples e que funciona muito bem.

Faça o seguinte, declare duas constantes globais e atribua today() e now() para elas, assim:
constant date gd_compiled = Today()
constant time gt_compiled = now()

No momento que você compila o executável, o PowerBuilder preenche e armazena a data e hora de geração. Isso ocorre porque a constante é fixa e preenchida no momento de geração do executável.

Só mais uma informação, não é possível fazer o procedimento acima utilizando uma variável datetime, pois é considerado um tipo de dado complexo e o PowerBuilder não permite declarar uma constante deste tipo de dados.

quinta-feira, outubro 27, 2005

segunda-feira, outubro 17, 2005

Visual SourceSafe – Movendo projetos entre base de dados

Recentemente vi em no NewsGroup da Microsoft (USA) um artigo de como mover projetos do VSS entre 2 bases de dados diferente. A solução definida pela equipe da Microsoft é gerar um arquivo de Archive e Importar o Arquivo na nova base de dados, presenvando todas as informações, inclusive o histórico.

Abaixo está o trecho em inglês:

You can use the archive/restore functionality in VSS to move projects between databases and preservethe history. You can either use command line utilities like ssarc.exe/ssrestor.exe, or you can use the Archive menu items in VSS Administrator program.”

By Alin Constantin

PowerBuilder – Converter PBD para PBL

Participo de alguns grupos de notícias e listas de e-mail. Um assunto frequentemente questionado é a possibilidade de se fazer uma conversão de PBD para PBL, conhecido também como engenharia reversa de aplicativo.

Conversando com a equipe de desenvolvimento do PowerBuilder da Sybase (USA), me informaram que este procedimento não é possível e nem será. A justificativa é porque se perderia a confiabilidade da ferramenta, ou seja, qualquer um poderia fazer a engenharia reversa do seu aplicativo e consequentemente descobrir as regras de negócio, o que é considerado roubo de propriedade intelectual.

A única coisa que pode ser feito é chamar as funções existentes na PBD, ou seja, você pode colocar uma PBD na sua Library List e utilizar os objetos existentes dentro da mesma, não sendo permitido ver e depurar o código dentro da PBD.

Se mesmo assim, você não quiser que outra pessoa utilize os objetos da sua PBD, você tem a opção de não gerar PBD.

SQL SERVER SP4 - Problemas de Performance

Recentemente fui notificado por alguns amigos meus sobre problemas de performance do SP 4 do SQL Server 2000.

O problema parece que surgiu com uma mudança de interpretação de valores numéricos do otimizador do SQL Server.

Tecnicamente explicando, no SP 3 se você tivesse um índice em uma coluna numérica (5,0), ou seja, sem casa decimal e passasse 1.0 para ela, a pesquisa seria feita por índice utilizando a técnica INDEX SEEQ, que é a melhor forma de pesquisa utilizada.

Já a partir do SP 4, a mesma situação acima iria gerar um INDEX SCAN ou até mesmo parar de usar aquele índice, pois o custo do SQL poderia aumentar muito e o SQL Server definir outro algoritmo para buscar os dados.

Oracle - Migração da Versão 8 e 9 para a Versão 10

Abaixo está alguns problemas que podem surgir com a migração da Versão do Oracle 8 e 9 para a Versão 10.x

Perda de performance
1 – Pode ser causada por incompatibilidade entre a versão do Oracle e a sua aplicação. Já se sabe que a versão do Oracle 10.2 tem problemas de performance com aplicações PowerBuilder.

Erro em comandos SQL
1 – A partir da versão 10 do Oracle, não é mais suportado o uso de conversão implícita. Ou seja, se por um erro de desenvolvimento o usuário definiu uma clausura WHERE com um campo numérico, mas passou o valor string, o Oracle irá gerar um erro. Nas versões anteriores o Oracle faria a conversão implícita dos dados, não retornando erro.
2 – Na versão 8.0.5, o Oracle convertia um VARCHAR com o formado ‘yyyymm’ para data. Este mesmo procedimento gera erro no Oracle 10.

Erro na Compilação de PACKAGES
1 – Anteriormente não era necessário declarar o parâmetro DEFAULT na SPECIFICATION, apenas sendo obrigatório defini-lo no BODY. Mas a partir da versão 10, ocorrerá um erro se você não declarar.

Oracle 10 - Problema de Performance

Só para documentar, a Versão Oracle 10.2 está gerando problemas de Performance. Recentemente acompanhei algumas empresas que trabalham com aplicações PowerBuilder e fizeram a migração de Oracle 10.1 para Oracle 10.2 e a performance dos aplicativos piorou, na média, 5 vezes.
Ainda não conseguimos descobrir a origem do problema, mas assim que tiver mais notícias, irei publicar no Blog.

segunda-feira, outubro 10, 2005

PowerBuilder - Exibindo ToolTip / PowerTip

No site abaixo encontra-se uma exemplo de como implementar ToolTip ( ou PowerTip, como é chamado no PowerBuilder) em colunas do PowerBuilder.

segunda-feira, outubro 03, 2005

Diversos - Extensão de arquivos

Este post possui um link para um site com várias extensões de arquivos documentadas.

Diversos - Manual do Profissional deTI

MANUAL BÁSICO DE COMO "UTILIZAR" UM PROFISSIONAL DE TI...COISAS QUE O CLIENTE PRECISA SABER: (e o chefe também...!!!)

1) PROFISSIONAL DE TI dorme.Pode parecer mentira, mas PROFISSIONAL DE TI precisa dormir como qualqueroutra pessoa. Esqueça que ele tem celular e telefone em casa, ligue só parao escritório.

2) PROFISSIONAL DE TI come.Parece inacreditável, mas é verdade.PROFISSIONAL DE TI, também, precisa se alimentar e tem hora para isso.

3) PROFISSIONAL DE TI pode ter família.Essa é a mais incrível de todas: mesmo sendo um PROFISSIONAL DE TI, a pessoaprecisa descansar no final de semana para poder dar atenção à família, aosamigos e a si próprio, sem pensar ou falar de redes, sistemas,computadores...

4) PROFISSIONAL DE TI, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro.Por essa você não esperava, né? É surpreendente, mas PROFISSIONAL DE TItambém paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas esapatos, e ainda consome Lexotan para conseguir relaxar...

5) Ler, estudar também é trabalho.E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.

6) De uma vez por todas, vale reforçar: PROFISSIONAL DE TI não évidente, não joga tarô e nem tem bola de cristal.Ele precisa planejar, consultar fornecedores, fazer visita técnica...para poder maturar as propostas e superar as expectativas.Se você quer um milagre, tente uma macumba e deixe o pobre do PROFISSIONALDE TI em paz.

7) Em reuniões de amigos ou festas de família, o PROFISSIONAL DE TIdeixa de ser PROFISSIONAL DE TI e reassume seu posto de amigo ouparente, exatamente como era antes dele ingressar nesta profissão.Não peça conselhos, dicas ... ele tem direito de se divertir.

8) Não existe, apenas, um upgradezinho - qualquer upgrade é umprojeto, requer atenção, dedicação, precisa ser pensado, estudado,analisado e, é claro, cobrado. Esses tópicos podem parecer inconcebíveis auma boa parte da população mas servem para tornar a vida do PROFISSIONAL DETI mais suportável.

9) Quanto ao uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor,ligue, apenas, quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmoque você, ainda, duvide, o PROFISSIONAL DE TI pode estar fazendoalgumas coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar,por exemplo

10) Pedir o mesmo orçamento 15 vezes não vai mudar a resposta. Por favor,peça no máximo três.

11) Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até 12h, nãosignifica que você pode ligar às 11h55. Se vc pretendia cometer essagafe, vá e ligue após o horário do almoço. O mesmo vale para a parte datarde: ligue no dia seguinte.

12) Quando PROFISSIONAL DE TI estiver apresentando um projeto, porfavor, não fique bombardeando com milhares de perguntas durante oatendimento. Isso tira a concentração, além de torrar a paciência.ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o projeto.

13) O PROFISSIONAL DE TI não inventa os preços e nem ganha comissãosobre os equipamentos comprados . Por isso, não pechinche!Lembrete: cara feia na hora de assinar cheque não diminui o que você tem quepagar. Se queria pagar menos, deveria ter feito você mesmo.

14) Os PROFISSIONAL DE TI não são os criadores do ditado "O barato saicaro"!!!

15) E, finalmente, PROFISSIONAL DE TI , também, é filho de DEUS e nãofilho disso que você pensou...

Artigo enviado por João Carlos de Souza Ribeiro